EEEFM Olivina Olívia C. da Cunha

A escola Estadual Olivina Carneiro da Cunha, está localizada na Av. Duarte da Silveira, 450, no centro de João Pessoa – PB, ao lado do Liceu Paraibano e de frente para a 1º igreja Batista do Estado. O nome da escola é uma homenagem à ilustre educadora, escritora e poetisa paraibana do mesmo nome. Na ocasião da sua fundação, no local funcionava a faculdade de Filosofia da UFPB, que em seguida passou para o Campus l da UFPB. Ainda hoje podemos encontrar a imagem de uma coruja entalhada na porta principal da escola, símbolo do curso de filosofia.

A partir de 24 de agosto de 1978 passa a funcionar como escola de ensino fundamental. O prédio foi construído nos moldes de uma “arquitetura moderna”, projetado pelo arquiteto Clodoaldo Gouveia, em 1938. Em 1980 o edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba, mas ainda hoje pertence à UFPB. Atualmente, a escola possui 48 turmas, divididas em dois turnos, manhã e tarde, com uma média de 40 alunos por sala e um total de 1780 alunos matriculados. Vários desses alunos são oriundos de outros municípios, como Santa Rita e Bayeux. A escola conta com 105 funcionários, dos quais 66 são professores, 2 da disciplina de Sociologia.

No ano de 2008 começaram as primeiras turmas de 1º ano. A escola passou a ser denominada de Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio. Também é de 2008 a primeira turma de concluintes do 3º ano. A escola já recebeu vários prêmios. Em 2000 recebeu o “Prêmio Gestão”, um reconhecimento nacional na área  de gestão escolar. E em 2007, a banda marcial da escola foi representar o Estado no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com os últimos dados levantados, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da educação Básica) da escola em 2013, foi de 3,8.

olivina

O projeto PIBID iniciou sua participação na escola no ano de 2011, embora o PIBID Sociologia  só tenha começado sua atuação na instituição em julho de 2014. O projeto tem como supervisor na escola o professor de sociologia José Carlos Garcia Bispo. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Daci Eliano de Paiva, o projeto contribui para a interdisciplinaridade na escola, além de funcionar como um reforço escolar para os alunos. Da mesma forma, prepara os futuros professores (bolsistas PIBID) que, logo cedo começam a conhecer o ambiente escolar na prática. Para a coordenadora, a inclusão da disciplina de sociologia no ensino médio é muito importante, uma vez que possibilita aos alunos a construção de uma reflexão crítica e o desenvolvimento de opiniões esclarecidas sobre os mais diversos temas relevantes para a sociedade.

Mais textos de Joelson Nascimento

2 Comments

Deixe um comentário