A eficácia do filme como instrumento didático no ensino da sociologia

“Trazer a TV e o cinema para a sala de aula é submeter esses recursos a procedimentos escolares – estranhamento e desnaturalização.” (ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO, 2006, p.129). A ideia de fazer uso do filme como uma didática nas aulas surtiu efeito imediato, tendo em vista o objetivo do professor diante da necessidade do ensino e aprendizagem na escola, independente da realidade do contexto enfrentada por ele. Pensando no ensino da sociologia no ensino médio, tal ferramenta pode e deve ser usada em sala de aula. Há diversos filmes que pode ser trabalhado nas aulas de sociologia, que tratam dos conceitos específicos dessa ciência, um exemplo citado por mim seria o filme: “A Vila”. No contexto do filme vemos um vilarejo que mantinha uma sociedade isolada em meio a uma floresta, obtendo regras de limites para ultrapassar o outro lado da floresta, onde viviam criaturas que tinham sobre si uma capa vermelha, estabelecendo um tabu com a cor vermelha como maldita, e tudo que encontrassem com essa cor deveriam ser enterradas, pois estavam sob a ameaça do ataque dessas criaturas que eles não poderiam nem mencionar o nome. No decorrer do filme, é necessária a quebra da regra para ultrapassar o limite estabelecido pelos moradores, indo uma moradora até a cidade comprar remédio para um cidadão que se encontrava em estado grave de vida. Com essa atitude, é descoberto o segredo daquela sociedade pela mesma moradora, e o motivo da emigração daquele povo para a floresta, onde se estabeleceu uma sociedade. Nesse sentido, esse filme mostra uma sociedade igual a nossa, embora se mantenha isolada, sobretudo contém regras estabelecidas, a interiorização delas pelos habitantes, coerção, socialização, desvio e entre outros aspectos sociológicos que são trabalhados no ensino da sociologia. Cabe ao professor o modo que irá abordar esses temas na discussão em sala. Entretanto concebe-se a eficácia a partir desse meio, por promover a motivação no aluno aos temas posto em pauta diante da exatidão mostrada no filme.

REFERÊNCIA

RAMOS, Marcio Roberto Vieira. Ensino de Sociologia em Debate: o uso de tecnologias em sala de aula. Revista Eletrônica: LEMPES-PIBID de Ciências Sociais – UEL. Edição Nº. 2, Vol. 1, jul-dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/2%20Edicao/MARCIO%20RAMOS%20%20ORIENT%20PROF%20ANGELA.pdf. Acesso em: 03 ago 2014.

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