Acomodação como um fato social

A sociedade busca de várias maneiras uma forma de conduzir os indivíduos a um modo de vida condicionado pelas regras que regem o nosso sistema de convivência social. Os indivíduos que seguem um tipo de acomodaçãoquando surge um conflito, é de se abster para não correr o risco de ser totalmente aniquilado, aceita de um certo modo as condições existentes e que foram impostas por quem o venceu.O comportamento apresentado por ele dará as condições a uma situação de subordinação. A acomodação é um ajuste de indivíduos ou grupos que apenas aparece nos aspectos externos do seu comportamento. Quando um imigrante chega a um País para se adaptar aquela cultura, o mesmo entra em um processo de acomodação; deixam de lado seu idioma e seus costumes para se adequar a cultura daquele País e isso serve pra a prevenção do pior, que é o conflito. A acomodação é um processo social em que o indivíduo se ajusta a uma situação de conflito sem que tenha sofrido transformações externas, portanto a acomodação provoca a diminuição do conflito e só desaparece com a assimilação que é a solução definitiva de um conflito. Buscando a compreensão desse conceito, podemos determinar a acomodação como um fato social, pois exerce uma força sobre o indivíduo.

Um fato social se reconhece pelo poder de coerção externa que exerce ou é capaz de exercer sobre os indivíduos; e a presença desse poder se reconhece por sua vez, seja pela existência de alguma sanção determinada, seja pela resistência que esse fato opõe a toda tentativa individual. (DURKHEIM, 2007, p. 10)

Sendo assim o que as pessoas, pensam, sentem e agem independente de suas vontades é um comportamento estabelecido pela sociedade. É algo que sempre esteve lá antes mesmo do seu nascimento, não é o caso de que alguém o impôs para alguém específico, mas é algo que não dá margem a escolhas.

REFERENCIAS

OLIVEIRA, Pérsio Santos de – Introdução a Sociologia, Editora Ática, São Paulo, [1997].

DURKHEIM, Émile – As Regras do Método Sociológico. São Paulo: Martins Fontes, [2007].

Mais textos de Gesiani de Lima

1 Comments

  1. esse texto dá muitos panos as mangas para se pensar viu… é bom para se pensar. Parabéns Gesiani de Lima

    Curtir

Deixe um comentário