Durkheim: sociedade e educação

Como um dos fundadores da Ciência Social, “Durkheim sustentava a tese de que a explicação da vida social tem seu fundamento na sociedade e não no indivíduo.(SELL,2012,p.81) Ou seja, a sociedade esta para além da soma dos indivíduos. Uma vez construídas as estruturas sociais, estas funcionam independentes, pela ação dos indivíduos que as reproduzem. É a sociedade que age sobre o indivíduo e o modela. É no processo de socialização que se constrói o indivíduo e até a noção de pessoa humana.

Nesse sentido, educação é o processo e a forma pela qual se dá o processo de socialização e também da formação do indivíduo que vai além da simples socialização. Assim, a educação abrange aspectos gerais do meio ao qual o indivíduo esta inserido, suas instituições como família e escola, assim como o nível de desenvolvimento de cada sociedade, dado o tempo histórico. Ou seja, para Durkheim(1978), o processo educacional se compõe da educação informal que é a transmissão de costumes, normas e tradições e a formal que tem como meio a escola, cujo representante é o Estado.

Para Durkheim(1978), a educação se configura como um processo inacabado que dura até o fim da vida do sujeito e que se caracteriza pela transmissão de valores, costumes e conhecimentos de uma geração à outra. Nesse aspecto de transmissão de conhecimentos, configura-se uma ação educativa que para Durkheim(1978) “para que haja educação, faz-se mister que haja, em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.” È a influência exercida por esta ação que Durkheim chama de educação. Para este autor ainda, a educação como “um desenvolvimento harmônico que leva a perfeição”- expressão segundo Kant- não é “integralmente realizável” pelo fato de que temos, no nosso estágio de sociedade com uma desenvolvida divisão social, de nos dedicar a uma tarefa especializada, o que resulta numa contradição. Para Durkheim(1978), cada sociedade tem seu sistema educacional correspondente.

Pelo exposto, observamos que a educação resultante dos sistemas educacionais de cada sociedade, está a responder e adaptar o indivíduo às necessidades de cada sociedade. Então, a questão é a que necessidades humanas corresponde o preparo das crianças, dentro do sistema educativo. O mesmo impõe ao indivíduo o conhecimento que o adapte às necessidades segundo o grau de desenvolvimento da sua sociedade. O autor divide o sistema educacional em aspectos uno e múltiplo. Certos aspectos culturais são transmitidos homogeneamente, independentes da complexidade social e correspondem ao ideal de homem para aquela sociedade. Outros aspectos educacionais vão depender dos meios particulares inseridos na complexidade social. E é no caso em que os meios particulares são insuficientes, que entra a ação do Estado como instituição educacional a qual compete preencher essa insuficiência. Pois para Durkheim(1978,p.48), ”admitindo que a educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela.” Tomando-se o Estado como uma instituição que representa o coletivo. Segundo esse autor“ a educação tem por objeto superpor, ao ser que somos ao nascer, individual e associal – um ser inteiramente novo. Ela deve conduzir-nos a ultrapassar a natureza individual: só sob essa condição, a criança tornar-se-á um homem.”(Durkheim,1978, p.54)

REFERÊNCIAS

DURKHEIM, Émile.As regras do método sociológico. São Paulo: Edipro, 2012.

  1. ______Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1978. Cap.1: Educação-sua natureza e função. P. 33-56

SELL,Carlos Eduardo. Sociologia Clássica:Marx, Durkheim e Weber. 3.ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2012.

https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+educação,+sociedade+e+sociologia&espv

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