Pensamento acerca do livro didático

Os espaços das escolas são lugares de diferentes interações, seja entre atores humanos e/ou não humanos. Dentre essas possibilidades, o livro didático tem assumido o papel de socializador do conhecimento científico, contribuindo para apresentar o meio acadêmico de forma específica para os indivíduos presentes nas escolas.

Com relação ao livro didático de Sociologia, apesar da luta contínua de legitimação da disciplina no ensino médio, sua história não se difere. Segundo Handfas (2013), os Cientistas Sociais veem nas “cartilhas” uma fonte de pesquisa capaz de traçar histórias, contribuindo para muitos profissionais decidam desenvolver estudo a respeito de determinado material.

De acordo com a Sociologia ensinada na escola estadual Sesquicentenário, espaço em que o PIBID- UFPB também esta trabalhando, o livro didático também é visto como um artefato cultural que mediará a relação entre professores e alunos. Contudo, nem sempre o objeto que ajuda na relação entre indivíduo e “Sociologia” é posto em cima da mesa, ou seja, a dificuldade em conceber a Sociologia enquanto uma disciplina que também merece ser estudada resulta numa ausência do material didático na sala de aula.

O livro que a escola disponibiliza e é trabalhado pela professora é o do Tomazi (2010), no qual, assim como outros materiais didáticos, passam por um processo de seleção de conteúdo. Segundo Handfas (2013), trata-se de uma complexa avaliação já que este material deve apresentar “páginas o arcabouço teórico e conceitual que compõe as ciências sociais por meio de uma síntese didática que torne o seu conteúdo compreensível para estudantes do ensino médio” (p.15).

A respeito desse arcabouço teórico, cada ciência tem um tema predominante que deve ser trabalhado. No caso da Sociologia, essa temática é também o trabalho. Sabendo disso, é importante analisar, não só essa unidade, como o autor aborda determinada questão. Esse tipo de analise é um dos trabalhos desenvolvidos pela banca do Programa Nacional de Livros Didáticos – PNLD, como forma de perceber se determinado material esta ou não dentro dos parâmetros curriculares da Sociologia.

Além das temáticas que devem ser abordadas, é importante analisar as imagens que vem junto das mesmas. Esse processo é importante porque as imagens não são meras ilustrações, elas também ajudam no processo de ensino-aprendizadem. A imagem ela contribui para que os alunos e até o profissional compreenda melhor o assunto que esta sendo tratado, também possibilita um novo olhar para realidade social.

Os jovens do Sesquicentenário são muitos curiosos, como o livro do Tomazi (2010) vem dividido em temas, consegue-se desenvolver uma discussão interessante, sabendo as opiniões do aluno e o que Sociologia pensa. Esse trabalho contínuo só é enriquecido com a leitura do livro, visto que através desse processo os (as) alunos (as) conseguirão o estranhamento tão esperado pelos analisadores do PNLD.

De modo geral, o objetivo desse texto não é realizar uma análise do livro didático, mas iniciar uma discussão sobre sua importância. Ao demonstrando basicamente sua relevância, é possível que os novos pesquisadores também mostrem interesse em pesquisá-los, contribuindo assim, para mais informações sobre um livro que vem para complementar o trabalho do professor(a), mas que é tratado muitas vezes com banalização.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Guia de Livros Didáticos: PNLD 2012: Sociologia. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 2011

HANDFAS, Anita. Os livros didáticos de Sociologia. In: Revista Coletiva: Dossiê 10 – Sociologia no Ensino Médio. 2013.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: Editora Saraiva, 2010.

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