A cultura como um processo de desnaturalização

A partir da formação das Ciências Sociais houve uma nova metodologia empregada, e a partir desta nova metodologia surgiram novos conceitos básicos que caracterizaram-na, sendo “cultura” um termo essencial para a sua compreensão e desenvolvimento. O termo cultura está diretamente ligado ao processo de desnaturalização do mundo, a partir do momento que se tira do meio natural e se estabelece um objeto de estudo realmente das relações humanas, não só isso, mas também admitir e assimilar que as características do homem provêm de toda uma relação humana.

A noção de cultura se revela então o instrumento adequado para acabar com as explicações naturalizantes do comportamentos humanos. A natureza, no homem, é inteiramente interpretada pela cultura. (CUCHE, 1996, p. 10)

A noção de cultura também implica em uma relação de identidade e confrontamento com uma nova realidade, a partir do momento que são trazidas a tona uma nova perspectiva de mundo há um processo de estranhamento pois há uma relação de choque cultural, dentre as realidades conhecidas. Mas não se pode entender o processo de formação das diferentes culturas como um processo sem características históricas ou que elas não possuam influência na atual realidade, já que o processo de formação cultural é um processo continuo que está inserido em um meio de trocas e relações sociais, determinadas por uma relação humana e com o meio físico.

Estou afirmando que, na maioria dos casos, as entidades estudadas pelos antropólogos devem seu desenvolvimento a processos que se originam fora delas e vão muito além delas, que devem sua cristalização a esses processos, participam deles e, por sua vez, os afetam. (WOLF, 2003, p. 296)

Mas o que acontece é que o próprio conceito de cultura é variável de acordo com o espaço e o tempo. A relação entre as palavras cultura e civilização ficam extremamente ligadas e relacionadas em vários países europeus, sendo a sua compreensão por uma cultura de fora, um pouco mais complicada, já que as palavras e expressões específicas são próprias de uma cultura.(ELIAS, 1990)

Portanto, como delimitar uma sociedade em um conceito, trazendo a tona suas características, costumes, etc, se o próprio conceito possui diferentes definições de acordo com a variação no espaço e no tempo, podendo ao mesmo tempo possuir 2 significados completamente diferentes na França e na Alemanha?

REFERÊNCIAS

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes (vol. 1), Rio de Janeiro:Jorge Zahar editor, 1990.

WOLF, Eric. Cultura: panacéia ou problema. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 1996.

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